terça-feira, 26 de setembro de 2023

LEITORES E NÃO-LEITORES

Há uma crise medonha na arte de manejar a leitura, seja silenciosa ou oral.

Há também a qualidade de leitura. Se, no caso, os estudantes, só leem o que os colegas escrevem em suas redes, a leitura não é tão proveitosa quanto um texto produzido pelas feras da literatura brasileira ou estrangeira.

Oralidade - Na oralidade, aparecem os leitores e não-leitores. 

Os leitores que leem em voz alta são bem diferentes. Há os que leem tão baixo que precisamos encostar bem perto para ouvi-los. Uns devagar, enquanto outros muito rápido. Uns bem, outros mal.

Os não-leitores alegam desde ter vergonha, não saber ou não querer. Aos que não querem, aplica-se o ditado ao inverso: 

Não querer é não poder.


quinta-feira, 21 de setembro de 2023

DICA GRAMATICAL

Ortografia

É a parte da gramática que trata da escrita correta das palavras.

Escrever corretamente as palavras fará muita diferença num texto se considerarmos os critérios de correção.

O que fazer para melhorar a ortografia?

A leitura e a prática da escrita, literalmente. Escrever textos à mão ajuda a fixar as palavras na cabeça e nunca esquecê-las.

Imagine que você viu somente uma vez a palavra exceção e nunca mais a viu e ainda para piorar, nunca a escreveu. Qual a chance de escrevê-la corretamente num ditado de palavras?


ESTUDAR POR FORA

Sempre foi assim. Para obter êxito nas notas dentro e fora da escola, os estudantes que se deram bem tiveram que estudar por fora e muito.

Sempre foi assim e sempre será. A escola nunca dá conta por mais que o aluno seja esforçado. E se não for esforçado, a coisa piora.

Estudar por fora entra os estudos cotidianos e frequentes em casa. E se ainda quiser a coisa melhor, um estudozinho extra em cursinhos especializados.

Isso é o que eu penso.

terça-feira, 12 de setembro de 2023

LIÇÃO DE PORTUGUÊS

Acento gráfico e acento tônico

Acento gráfico é um sinal diacrítico que se usa, em casos especiais, sobre a vogal da sílaba que é pronunciada com mais força ou relevo. 

Gramática. A sílaba leva um acento gráfico e torna a palavra proparoxítona.

Acento tônico é, precisamente, este maior relevo ou força com que se pronuncia uma sílaba a que se dá o nome de tônica, em oposição à sílaba mais fraca, chamada de átona. (Dicas do Português série Instrumental, de José Adriano e José Ricardo).

Cidade. A sílaba da não leva acento tônico, mas átono.