domingo, 23 de maio de 2021

QUEM FOI CAMÕES?

Seu nome completo: Luís Vaz de Camões. Nascimento e morte: 1524 ou 1525. Morte: 1580.

A biografia de Camões, permeada de lendas, nunca pôde ser totalmente reconstituída por falta de documentação. Sabemos que o poeta nasceu pobre e morreu quase miserável, solitário e infeliz. Com pouco mais de vinte anos (1549), perdeu o olho direito em Ceuta (Marrocos), onde servia como soldado raso.

Regressando a Lisboa, levou vida boêmia e agitada. Uma briga, em que feriu um servidor do paço, foi causa de sua prisão, em 1552, e de seu desterro para o Oriente, em 1553. Durante três anos prestou serviço militar na Índia, seguindo depois para Macau, na China, em cargo burocrático da Justiça. Segundo a lenda, o poeta teria perdido uma namorada chinesa, Dinamene, em naufrágio, quando regressava de Macau. Nadando com apenas um braço, teria salvado o manuscrito de seu poema épico Os Lusíadas. Em 1569 voltou a Lisboa, onde morreu em 10 de junho de 1580. (Novas Palavras - Editora FTD)

Depois de frequentar a Universidade de Coimbra, foi admitido na corte de D. João III. Seus amores com uma dama do paço (ou é lenda?), levaram-no ao desterro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário