sábado, 12 de novembro de 2022

QUESTÃO PARA O ENEM

(PUC- MG) Texto para questões  (Casimiro de Abreu)

Oh! que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!

Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
À sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais!

QUESTÃO 1

Todas as alternativas apresentam características românticas do texto, exceto:

a) o eu lírico foge da realidade presente para um passado idealizado.
b) o eu lírico expressa sua emoções.
c) o autor dissocia os aspectos formais dos emocionais.
d) a voz poética revela-se saudosista.
e) o autor apresenta elementos de brasilidade.

QUESTÃO 2

Assinale o dado linguístico que liga o trecho ao estilo romântico.

a) pontuação expressiva.
b) predominância de adjetivos.
c) elementos sofisticados para cenário.
d) verbos para exaltação do tempo presente.
e) pronomes possessivos garantem o egocentrismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário