Blog destinado ao estudante que se considera como tal. Aqui vou publicar conteúdos que você está estudando na escola, especialmente de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Literatura, Redação, História, Geografia etc. Também vou publicar curiosidades da língua e algumas dicas de como o estudante pode sair-se bem nos estudos. Não se admirem se a cada bimestre eu puser uma questão que vai cair na prova.
quarta-feira, 26 de maio de 2021
UMA GÍRIA INGLESA
terça-feira, 25 de maio de 2021
QUESTÃO DE ORTOGRAFIA
O SEGREDO DO BEM LER
segunda-feira, 24 de maio de 2021
ENTRE CAMÕES E CAMONGE
Há semelhanças entre o intelectual Luís Vaz de Camões, português, autor do clássico "Os Lusíadas" e muitos sonetos e Camonge, personagem lendário, provavelmente nordestino.
Suas histórias são de pessoas atrapalhadas e ao mesmo tempo sábias. Viviam vidas agitadas e arriscadas. Ambos viviam próximos do rei.
A origem da história de Camonge é algo ainda a desvendar.
domingo, 23 de maio de 2021
QUEM FOI CAMÕES?
Seu nome completo: Luís Vaz de Camões. Nascimento e morte: 1524 ou 1525. Morte: 1580.
A biografia de Camões, permeada de lendas, nunca pôde ser totalmente reconstituída por falta de documentação. Sabemos que o poeta nasceu pobre e morreu quase miserável, solitário e infeliz. Com pouco mais de vinte anos (1549), perdeu o olho direito em Ceuta (Marrocos), onde servia como soldado raso.
Regressando a Lisboa, levou vida boêmia e agitada. Uma briga, em que feriu um servidor do paço, foi causa de sua prisão, em 1552, e de seu desterro para o Oriente, em 1553. Durante três anos prestou serviço militar na Índia, seguindo depois para Macau, na China, em cargo burocrático da Justiça. Segundo a lenda, o poeta teria perdido uma namorada chinesa, Dinamene, em naufrágio, quando regressava de Macau. Nadando com apenas um braço, teria salvado o manuscrito de seu poema épico Os Lusíadas. Em 1569 voltou a Lisboa, onde morreu em 10 de junho de 1580. (Novas Palavras - Editora FTD)
Depois de frequentar a Universidade de Coimbra, foi admitido na corte de D. João III. Seus amores com uma dama do paço (ou é lenda?), levaram-no ao desterro.
sábado, 22 de maio de 2021
COISAS DA LÍNGUA
O que é acepção? Significado que uma palavra assume na fala.
Ex: O professor, após brilhante concurso, conseguiu uma cadeira na Universidade.
sexta-feira, 21 de maio de 2021
A VONTADE DE COMER
quinta-feira, 20 de maio de 2021
ABREVIATURA: COMO ESCREVEMOS HORA E HORAS
A abreviação de hora e horas é...
Apenas um h. Tão somente um h. Nada mais que um h.
18h.
1h.
7h.
terça-feira, 18 de maio de 2021
BARROCO
quinta-feira, 13 de maio de 2021
PALAVRA CERTA
Massa alimentícia em tiras largas (Aurélio)
MANHÃ DE HOJE
Manhã nublada e sonolenta. Prato cheio para os que gostam de dormir. Dormir sem sonhar só para não perder tempo.
terça-feira, 11 de maio de 2021
POR QUE A LINGUAGEM FORMAL DEVE SER CULTIVADA NA ESCOLA EM PRIMEIRO LUGAR?
LINGUAGEM FORMAL E LINGUAGEM INFORMAL
Do site Educamaisbrasil.com.br
A linguagem formal e informal são variações da língua. A linguagem informal é usada em momentos com a família e amigos. Já com superiores hierárquicos devemos usar a linguagem formal. Dessa forma, concluímos que a linguagem formal e informal é aplicada em diferentes contextos.
Para fazer o uso correto da linguagem formal e informal é necessário que o falante saiba encaixar a fala nos diferentes contextos comunicativos.
Linguagem formal
A linguagem formal também é chamada de linguagem culta. Essa linguagem é aplicada quando não existe familiaridade entre os interlocutores da comunicação ou em momentos que requerem mais respeitabilidade.
Características da linguagem formal:
• Segue rigorosamente as regras da gramática;
• Pronúncia clara e correta das palavras;
• Vocabulário rico e vasto.
Momentos onde a linguagem formal é aplicada
• Em discursos públicos ou políticos;
• Em salas de aula, conferências, palestras, seminários;
• Em provas e concursos públicos;
• Em reuniões de trabalho e entrevista de emprego;
• Em documentos oficiais, cartas, requerimentos.
Pessoas com quem devemos usar a linguagem formal
• Superiores hierárquicos;
• Autoridades religiosas, oficiais, políticas;
• Grande público;
• Público desconhecido.
Linguagem informal
A linguagem informal também é classificada de linguagem coloquial. Essa linguagem é aplicada quando os interlocutores são amigos ou familiares e em momentos de descontração.
Características da linguagem formal:
• Não se preocupa com o uso correto das normas gramaticais;
• Utiliza vocabulário simples, expressões populares e coloquialismos;
• Ocorre o uso de gíria, palavrões, palavras inventadas, onomatopeia, gestos;
• Aplicação de palavras abreviadas ou contraídas: cê, pra, tá, tbm, dps, tlg;
• Está sujeita a mudanças regionais, culturais e sociais.
A linguagem informal ocorre em:
• Conversas do dia a dia;
• Mensagens de celular;
• Redes sociais.
segunda-feira, 10 de maio de 2021
POESIA ÉPICA
O termo épico
O termo épico está relacionado com ações heroicas e feitos grandiosos. Desta forma, a poesia épica ou epopeia é um poema narrativo que contam ações imponentes, principalmente das civilizações antigas europeias, como é o caso da produção poética atribuída a um dos grandes nomes da epopeia, Homero.
Nas obras Ilíada e Odisseia, cânones da literatura ocidental, o fenômeno da epopeia é construído, respectivamente, pelas narrativas dos feitos bélicos e pelo enredo das viagens e aventuras extraordinárias de um dos principais combatentes da Guerra de Troia, Ulisses.
Partindo da análise das produções clássicas, incluindo na lista Eneida, do poeta Virgilio, Aristóteles postulou os elementos temáticos e formais que compõem o que se conhece como sendo a poesia épica. Com relação à forma, os poemas épicos admitem variadas possibilidades, podendo ser versos hexametros (nos textos da antiguidade) e versos decassílabos, como é a grande poesia épica portuguesa Os Lusíadas, de Camões.
Os poetas épicos utilizam os principais artifícios da narrativa: personagens, espacialidade, temporalidade, ação e versos mais longos, permitindo o narrar. Por isso, há uma linha tênue entre a poesia épica e a epopeia que é própria do gênero narrativo.
No que diz respeito à temática, além das ações admiráveis dos heróis, a poesia épica promove um resgate das culturas ancestrais, aquelas advindas da oralidade, sendo comum abordar os rituais religiosos, as festividades populares, as lendas, as teorias filosóficas, os indivíduos considerados mais sublimes como os deuses, os semideuses e até alguns dos cidadãos comuns, que são corajosos o suficiente para mudar a sua realidade e entram para o clã dos seres de nível elevado.
Assim, a poesia épica é uma espécie de canalizadora e difusora dos valores e crenças de uma comunidade. Ao ser o elo entre a simbologia da comunidade antiga e a representatividade da comunidade atual, as histórias épicas podem ser classificadas como primitivas porque configuram a gênese de uma expressão cultural coletiva. (www.infoescola.com)
PLURAL E TRADUÇÃO DE FRASES EM INGLÊS
I -O plural de:
this é these.
that é those.
man é men.
is é are
box é boxes
child é children
II - Tradução:
Are they in a church? - Eles estão numa igreja?
Para fazer a forma interrogativa do verbo to be em inglês basta trocar o sujeito (they) pelo verbo (are).
O artigo a antes de church (igreja) está colocado porque precede uma consoante.
Em I am not an athlete. Eu não sou atleta. Há um an porque athlete começa com vogal.
That is my house. Aquela é minha casa.
House: casa. Horse: cavalo.
A PROPÓSITO
Alguém sabe a diferença entre house e home?
UM PASSEIO NA ORTOGRAFIA
Um breve passeio na ortografia da língua portuguesa
Uma coisa é a gente cometer um erro de regência verbal ou nominal, ou ainda um deslize na concordância verbal ou nominal. Ou ainda deslizar num erro de ortografia numa palavra pouco escrita e pouco falada pelas pessoas.
Uma coisa é isso aí. A outra é deslizar diariamente em palavras mais rudimentares que são pronunciadas ao nosso pé de ouvido desde criança.
Ah! Mas isso é besteira! O importante é comunicar.
Pior seria se assim fosse:
Há! Mais isso e besteira, o inportante e comunica.
Pois não é assim que muitos escrevem? Uns até letrados. Mas o que importa para eles? Chegam até a igualarem a linguagem formal da não formal!
Essa coisa de tudo igual não tem dado certo em nosso país.
Outra pérola é o hein.
Não tem quem faça certos usuários das redes sociais escreverem hein corretamente. Escrevem de todas as maneiras, menos hein. Por que, então, não escrevem corretamente? Hein?
P.S. Há outra forma para hein: hem. Hein, hem. Menos outros heins que escreve-se por aí.(Do blog Entretendo e Sinformando)
sábado, 8 de maio de 2021
MORFEMA
sexta-feira, 7 de maio de 2021
CONCEITO DE HISTÓRIA
quinta-feira, 6 de maio de 2021
O HOMEM E O ESPAÇO
PALAVRA ERRADA
quarta-feira, 5 de maio de 2021
POESIA
Do blog Emtretendo & Sinformando
A travessia
UM EXERCÍCIO SOBRE ADJETIVO
Responda
Escreva dois adjetivos para cada substantivo abaixo:
Cidade -Turma -
País -
Vereadores -
terça-feira, 4 de maio de 2021
FIGURA DE LINGUAGEM
CANÇÃO DA GAROA
Em cima do meu telhado,Pirulin lulin lulin,
Uma anjo, todo molhado,
Soluça no seu flautim.
O relógio vai bater:
As molas rangem sem fim,
O retrato na parede
Fica olhando para mim.
E chove sem saber por quê...
E tudo foi sempre assim!
Parece que vou sofrer:
Pirulin lulin lulin...
(Mário Quintana)
Releia a segunda estrofe e escreva a figura de linguagem que aparece na mesma.
quarta-feira, 21 de abril de 2021
sexta-feira, 12 de março de 2021
PROGRAMA DE ESTUDO
quinta-feira, 28 de janeiro de 2021
CHUTES: UMA DICA PARA O ENEM
Do blog Entretendo e Sinformando
Os chutes nas provas são iguais para todos.
quarta-feira, 1 de abril de 2020
PLEONASMO: NOME DE DOENÇA?
segunda-feira, 30 de março de 2020
A CAVALO OU À CAVALO?
EVOLUÇÃO DAS PALAVRAS
domingo, 29 de março de 2020
SUBSTANTIVO
QUÊ
Que vive mais vívido
Que do mais vívido
Que conheci?
As marcas
Que se contraem
Cada dia mais atraem
Seus admiradores.
Mesmo em pé
Estamos genuflexos
Extasiados com o sorriso
Estampado que nos faz
Soluçar por dentro
De alegria.
UM HÁ E UM A PODE FAZER MUITA DIFERENÇA
terça-feira, 17 de julho de 2018
QUEM SABE?
Se sabe, como aprendeu?
domingo, 15 de julho de 2018
LIÇÕES QUE DEIXAM A COPA
CORDEL DA GAROTADA
Um dia ainda vão me matar
Não me deixam um minuto descansar.
Passam o dia todo navegando
Baixando, paquerando, comentando
Curtindo, assistindo, ouvindo,
E outras vezes
Coisas que nem sei dizer.
Depois ainda reclamam
Por que eu travo
Colocam a culpa toda
Em cima de mim.
Vê se pode
Uma coisa dessa?
Essa vida
Não dá mais pra mim.
Eu tenho
Tantas outras utilidades
Posso auxiliar em pesquisas
Aprimorar seus conhecimentos
Mas vocês não querem
Só insistem
Em gastar seu tempo
Com besteiras
Tempo que não volta mais.
Eu ficaria bem mais feliz
Se hoje estivesse cansado
Por ter ajudado, enfim
Pena que não souberam me usar
Por isso hoje me despeço
Porém tenho um último pedido
Não façam aos meus sucessores
O que hoje fazem comigo.
E se ainda me permitem
Tenho outra coisa a dizer
Façam para mim um funeral
Digno de como mereço
Mostrem que por mim têm algum apreço
Desde já agradeço.
(Maria Geziane, aluna da 3ª série,
vespertino, Calazans Freire)
CARACTERÍSTICAS DA CRÔNICA
- Narrativa curta
- Linguagem simples e coloquial
- Poucos personagens, se houver
- Espaço reduzido
- Acontecimentos cotidianos
MAS NÓS PODEMOS GANHAR
terça-feira, 11 de abril de 2017
É NECESSÁRIO PREPARO
O estudante que fizer um esforço a mais no estudo fará diferença em relação aos que não fazem esforço algum.